10 RAZÕES PORQUE AS MENTIRAS DO PSICOPATA PARECEM TÃO CONFIÁVEIS


3

Quando finalmente entendemos que quase tudo que o psicopata nos contou é mentira, ficamos chocados. Como é que alguém consegue mentir tão fluentemente? E por que caímos nessa?

Eis 10 razões porque as mentiras que os psicopatas contam parecem tão confiáveis:

  1. Os psicopatas lhe dizem quão honestos eles são

Logo de início, os psicopatas lhe dizem o quanto valorizam a honestidade, que a verdade é o fundamento de todos os relacionamentos. Seu objetivo é convencer você de sua honestidade, para quando você se defrontar com as mentiras deles, você simplesmente não as veja.

  1. Psicopatas mentem olhando você nos olhos

Alguns peritos dizem que quando as pessoas olham para cima e para a direita enquanto falam, é sinal de que estão mentindo. Outros peritos discordam. Não importa, todos nós acreditamos que se alguém consegue nos olhar nos olhos enquanto fala, então está dizendo a verdade. Os psicopatas sabem disso, por isso eles nos olham nos olhos enquanto mentem.

  1. Psicopatas misturam verdade com mentiras

Essa é uma estratégia chave psicopática – misturar verdade com mentiras. Você sabe que algumas coisas que o psicopata diz (e o psicopata sabe que você sabe) é verdade, então você deduz que o resto é verdade. Infelizmente, você está errado.

  1. Tudo é mentira

Uma maneira que detectamos mentiras é perceber alguma mudança. Primeiro, a história era assim, agora é assado. Com um psicopata, porém, não há mudança a perceber, porque ele já começa mentindo e só continua.

  1. O psicopata mente sem reação física alguma

Mentir provoca ansiedade na maioria de nós, e ansiedade causa sintomas físicos. Esses sintomas são o que os polígrafos medem – mudanças na batida cardíaca, pressão sanguínea, respiração e condutividade da pele. Mas como os psicopatas não se incomodam nem um pouco em mentir, eles não ficam ansiosos, portanto não existem mudanças física para observar.

  1. Os psicopatas cobrem suas mentiras com mais mentiras

Quando confrontamos os psicopatas com suas mentiras, eles contam mais mentiras para encobrir as mentiras originais. A maioria de nós jamais seria capaz de manter todas as mentiras organizadas, mas os psicopatas são muito bem dotados nisso – eles se lembram exatamente o que disseram e para quem, e assim eles continuam a história.

  1. “Eu jamais mentiria!”

Quando questionados sobre algo que disseram, os psicopatas costumam declarar com indignação justificada que eles jamais contariam uma mentira. Eles são tão enfáticos nisso e se mostram tão abalados por você ter duvidado deles, que você acaba pedindo desculpas – mesmo embora eles de fato tenham mentido.

  1. Psicopatas mentem com total confiança

É difícil imaginar que alguém tão carismático, charmoso e confiante também seja um completo mentiroso. Eles não demonstram hesitação alguma. Eles parecem mandar você acreditar neles – então você acredita.

  1. As reivindicações são tão ultrajantes que só podem ser verdade

Os psicopatas reivindicam que são soldados de forças especiais, membros da realeza estrangeira, cientistas com doutorado, cristãos renascidos, líderes espirituais e assim por diante. Eles podem forjar ou comprar diplomas e certificados, medalhas e outros documentos para provar suas histórias. Você não consegue imaginar que alguém teria a ousadia de fazer tais reivindicações sem que fossem verdadeiras – então você acredita.

  1. A prática leva à perfeição, e os psicopatas praticam muito

Quanto mais os psicopatas mentem, melhores se tornam na mentira – e tipicamente, os psicopatas mentiram toda a sua vida. Então eles são muito bons no negócio. Infelizmente, a maioria dos seres humanos é péssima detectora de mentiras, portanto o resto de nós simplesmente não tem chance. Os psicopatas mentem e nós não detectamos as mentiras – até que seja tarde demais.

 

De Donna Andersen, traduzido por Júlia Bárány

10 reasons why sociopaths’ lies seem so believable

 

Deixe um comentário