ABUSO VELADO


tecnica-de-psicoterapia-grupal-trabalhando-com-as-mascaras

LIDANDO COM ABUSO VELADO

Por Júlia Bárány,

 

Abuso velado é difícil de identificar porque é…. velado. Passa desapercebido pelos radares, não é detectado. Se o abuso aconteceu na infância, é mais insidioso ainda porque a criança tem poucos pontos de referência. Ela não sabe que sofreu abuso.

O que é abuso velado?

Abuso velado é qualquer tipo de conduta oculta e enganosa do abusador usada para manipular os outros a fim de obter poder e controle.

Incesto emocional é um tipo de abuso velado. Incesto emocional é um incesto velado, pode ou não envolver abuso sexual. Esse tipo de exploração acontece quando um progenitor usa seu filho como apoio emocional próprio de um companheiro/a, não de uma criança. Obviamente, é peso demais para uma criança.

Abuso velado também é o abuso que um psicopata, ou outro tipo de pessoa tóxica pratica com suas vítimas.

 

Abuso velado tem a seguinte dinâmica:

– os abusos ocorrem “casualmente”

– são sutis, fáceis de ignorar, negar e minimizar

– raramente ocorrem apenas uma vez

– interações podem incluir: criticismo, violação de limites, sensualidade, dissonância cognitiva, tortura psicológica, confabulação

– o abusador é visto pelos outros como “uma boa pessoa”, amistoso, acima de qualquer suspeita

– o abusador é extremamente convincente

– as vítimas se dessensibilizam de suas próprias vivências de abuso

 

Como identificar abuso velado:

A maioria dos sintomas é detectável no alvo. A vítima de abuso velado acredita que não tem razão de se sentir mal, questiona sua percepção da realidade, sofre de ansiedade e depressão, ou acha que algo não está certo no relacionamento, mas não consegue identificar o que é. As vítimas tendem a culpar a si mesmas.

 

Como se curar do abuso velado?

A cura exige que a vítima se empodere. Que esteja preparada para se curar sozinha e aprenda a confiar em si mesma sem muito apoio dos outros, porque é extremamente difícil explicar aos outros esse tipo de abuso. A grande maioria das pessoas não entende e até pode considerar a vítima ingrata, maluca ou ela própria abusiva. Esta cura de abuso velado é muito mais uma cura solitária do que da grande maioria explícita de feridas.

Um método básico de superar o abuso velado leva tempo: aprender a confiar em si mesmo. Você precisa chegar ao ponto de, não importa o que o abusador diga ou faça, ou o que os outros digam para invalidar sua vivência, você acredita é em você.

Para confiar em si mesmo é preciso olhar para dentro de si e ouvir sua intuição e seus sentimentos.

  1. Afirme mentalmente o que sua intuição lhe diz
  2. Verifique o que seu corpo sente
  3. Identifique os seus sentimentos e suas emoções. Exemplo: com raiva, traída, confusa.

Perceba que sentimentos comuns de abuso velado são: culpa, medo, confusão e vergonha. Esses sentimentos indicam que você está sendo invalidado pela outra pessoa. A invalidação é uma tática poderosa para você ser manipulado e controlado.

Depois de identificar o que está acontecendo no seu mundo interno, afaste-se na medida do possível do abusador velado, e faça uma desintoxicação. Procure amigos verdadeiros para falar. Ou conecte-se à natureza. Ficar um pouco no sol já poderá fazer você se sentir melhor. Se precisar, vá a um bom médico.

Só volte a interagir com o abusador, se for absolutamente necessário e quando você já tiver recuperado um pouco de sua energia e seu senso de realidade. Se for possível, afaste-se de vez.

Faça valer seus limites saudáveis, não permita que sejam transgredidos. É seu pleno direito!

———————

texto baseado em In PsychCentral, por Sharie Stines, Psy.D

http://pro.psychcentral.com/recovery-expert/2016/10/coping-with-covert-abuse/?utm_source=Psych+Central+Professional&utm_campaign=7022382df8-PRO_B_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_7ef5d0b4f0-7022382df8-30460681

Deixe um comentário