COMO SEU CÉREBRO ADMINISTRA UM TRAUMA


tradução livre por Julia Bárány de trechos de https://lovefraud.com/after-the-sociopath-managing-how-my-brain-manages-trauma/

 

Depois que você sofreu um trauma, seu cérebro assume uma tarefa. Ele se compromete a proteger você pelo resto da vida. Dali em diante, seu trabalho é de garantir que você sempre esteja totalmente seguro.

Ao adormecer você se torna vulnerável, entregue ao ambiente e às circunstâncias sem poder se proteger. Nesse estado você poderá ser traumatizado novamente, e foi o que aconteceu quando você era criança, por exemplo. Os pensamentos e as imagens que inundam sua mente quando você tem insônia são manobras do seu cérebro para manter você acordado e poder se defender caso necessário.

Você pode ver imagens de violência, ter pensamentos de situações amedrontadoras, de impotência, de angústia, de ansiedade, e isto tudo é calculado pelo seu cérebro para que você se mantenha vigilante. Esses pensamentos não cessam porque o comprometimento do seu cérebro é com sua proteção.

Então o que fazer?

Tenha uma vida apaixonante, viva bem o seu dia a dia, e transforme suas horas acordadas em horas significativas e com propósito.

As imagens de violências vão continuar ocorrendo, mas se você for dormir após um dia bem vivido, terminando-o satisfeito consigo mesmo, elas tenderão a durar pouco. Sua satisfação por ter feito o melhor que pode do seu dia o acalentará para o sono.

O seu cérebro ama você do melhor jeito que consegue. Então use o exercício de contar carneirinhos e coloque no lugar dos carneirinhos os vários momentos de prazer que você conseguiu ao longo do seu dia.

Deixe um comentário