INGENUIDADE E INOCÊNCIA 8


ingenuidade_thumb[2]

Uma das razões de se cair na armadilha do psicopata é a falta de informação do que é um psicopata. A vítima não escolheu conscientemente sofrer abuso. Ela caiu nas mãos do psicopata porque não sabia. Porque ele se apresentou exatamente o contrário. Não sabia porque desconhece o mal no mundo, porque desconhece a si mesma.
Isso é ingenuidade.
Somos ingênuos porque não sabemos, não fomos ensinados, não aprendemos. A ingenuidade é um estado do qual saímos gradativamente com a aquisição de conhecimento e de vivências. As crianças são ingênuas. As pessoas bondosas muitas vezes também são.
A palavra ingênuo vem de ingenuus = livre de nascença. O ingênuo é alguém em quem não há malícia.
Ser ingênuo, portanto, é diferente de ser inocente. Somos inocentes ao nascer, e podemos continuar inocentes pelo resto da vida se conseguirmos preservar nossa pureza. Inocente vem de innocens, em que nocere = ser nocivo, é negado pelo sufixo in-. Inocente é aquele que não é nocivo. Inócuo.
Perdemos a inocência quando usamos do erro e do mal nas nossas ações. Quando deixamos de confiar na pureza. Quando os olhos ficam nublados e não vemos o belo, o bom, o verdadeiro. Inocência não é igual a ingenuidade que precisa ser superada. É algo a ser reconquistado e levado como um tesouro precioso.
Perdemos esse tesouro quando somos devastados pelo psicopata.
O processo de cura é também a reconquista da inocência.

Júlia Bárány


Deixe um comentário

8 pensamentos em “INGENUIDADE E INOCÊNCIA

  • Triz

    A alguns meses me deparei com alguns artigos,que me mostraram que eu não estou sozinha.
    Daí hoje um assunto que o programa hj em dia estava apresentando me prendeu como um laço,o depoimento daquela mulher,parecia minha história,e ao baixar o arquivo em pdf ,estou inconsolável,só choro ,sei que devo me livrar disso,tentei inúmeras vezes e algo me impede,falsas desculpas nos impede na verdade,eu realmente preciso de ajuda,não suporto mais quem me tornei,tento e não consigo …

    • Micaela Hon
      Micaela Hon Autor do post

      Querida triz, informe-se nesse site como os psicopatas funcionam e o que acontece com suas vitimas. Assim voce vai entender melhor o que esta acontecendo com voce, e assim tambem voce conseguira ir saindo do buraco.
      Procure terapia com alguem que entende o que voce passou.

      • Triz

        Quando vc diz procurar ajuda vc se refere a psicóloga?Eu realmente não sei por onde começar,me sinto enredada e quanto mais me afasto dele mas o vejo se divertir comigo,temos um filho de 11 anos que já presenciou coisas horríveis e que assim como eu acreditou inúmeras vezes nas promessas do pai,o fato é que eu sei que devo acabar com isso,proteger meu filho desse hambiente,mas as desculpas me acercam,questões do tipo financeiro e etc.Tem uma frase que ecoa em minha mente até hoje.Ele disse:você acha que vai acabar com minha vida e ficar tudo bem,hj em dia matar os outros atropelado não dá em nada!!!

        • Micaela Hon
          Micaela Hon Autor do post

          Triz, sim eu me refiro a psicologa, mas precisa ser alguem que entenda bem pelo que voce esta passando. Nem todos os terapeutas sabem o que é um psicopata. Que ele se diverte com o seu sofrimento é típico de psicopata. Voces ainda vivem juntos? Um psicopata so se mostra por cima enquanto voce tiver medo dele. Todo psicpata é covarde.

          • Triz

            Sim vivemos juntos,mas em quartos separados por minha opção.Eu já tive uns repentes de que ele mudaria,mas ali nada acontece se não for do interesse dele,daí eu permaneço incompleta e com menos dignidade ainda,briguei com minha família,me afastei de amigos,já me restabeleci de depressão sozinha,eu e Deus,eu leio muito todo tipo de leitura me interessam,mas nada nunca foi suficiente tenho melhoras repentinas,todo dinheiro que faço ele dá um geito de me tirar,controla tudo é sufocante,sinto vontade de sair correndo…

          • Micaela Hon
            Micaela Hon Autor do post

            Triz, só tem um jeito de se ver livre da sua manipulação, e é se afastar completamente dele. Enquanto você estiver por perto, ele sempre vai achar um jeito de tirar o seu dinheiro e de controlar você. Caia fora, querida. E faça a sua vida.

  • cruz

    Difíicil perceber a natureza humana,pois que nós achamos estar a ser tolerantes e compreensivos,mas quando na verdade assumimos pose de sujeito ingénuo. O radicalismo nunca foi a melhor via,mas o excesso de zelo no mundo actual é um risco para os oprtunistas.Ninguém se comove com a inocente intenção ma sim a banalizam e se oportunam.