O PODER DO DIÁLOGO INTERIOR CONSTRUTIVO


(por Júlia Bárány, baseado no artigo de Christine Hammond, em: https://pro.psychcentral.com/exhausted-woman/2018/05/the-power-of-intentional-self-talk/?utm_source=Psych+Central+Professional&utm_campaign=1bc36b5c2a-PRO_B_EMAIL_CAMPAIGN_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_7ef5d0b4f0-1bc36b5c2a-30460681)

 

Muitos de nós crescemos ouvindo frases depreciativas sobre nós pronunciadas por nossos pais, e depois por nossos cônjuges, como “Você é um bobo/a”, “Você nunca vai dar certo na vida”, “Todos conseguem boas notas, menos você”, “Olha o seu irmão como é popular, você não, é um fracote”, “Ninguém quer você”, “Você é muito feio/a”, “Você é um perdedor”, “Você é um fracasso”, “Lamento o dia em que você nasceu”, “Eu nunca quis ter filhos, agora tenho que aturar você”, “Você é um estorvo na minha vida”.

Chega, não?

O pior é que essas frases ficam reverberando na nossa mente mesmo depois que nossos pais não estão mais conosco ou depois que nos separamos do cônjuge abusivo. Acreditamos nessas frases como sendo verdadeiras e continuamos pronunciando-as para nós mesmos num diálogo interior depreciativo. E essas maldições (porque são maldições mesmo!) se realizam na nossa vida. Não conseguimos progredir, não conseguimos encontrar amor na nossa vida, e estamos sempre por baixo, deprimidos e derrotados.

É preciso mudar este diálogo interior!

A cada frase negativa escreva uma frase positiva: “Eu sou inteligente”, “Eu serei bem-sucedido em tudo que empreender”, “Eu serei valorizado e apreciado”, “Não importa os outros, eu sei que sou bom”, “As pessoas vão perceber o meu valor”, “Sou atraente do meu jeito”, “O que eu quero fazer vai dar certo”, “Agradeço o dia em que nasci”, “Vou conseguir vencer minhas dificuldades”…

Essa lista de frases construtivas anula o efeito das frases negativas! Coloque-a num lugar da sua casa onde você possa lê-las frequentemente, até que as outras frases negativas percam por completo o poder sobre você. Parabéns, você mudou o seu diálogo interior e se tornou dono de sua própria vida.

 

O/a abusador/a psicopata muitas vezes entra na nossa vida por esta porta vulnerável. Ele/ela cria uma falsa apreciação de nós, contrária a essas frases negativas que ouvimos na infância, e nos agarramos a essa pessoa que enfim nos valoriza. Só que o psicopata o faz unicamente para conquistar você. Na fase do descarte ele volta a pronunciar essas frases negativas, e você cai na armadilha mais uma vez.

Ao fazer o exercício acima, e mudando o seu diálogo interior, você nunca mais cairá nessa armadilha. Você não dependerá de ninguém para saber que você tem valor. Você está livre.

Deixe um comentário