O QUE ESTÁ POR TRÁS DO BLÁ-BLÁ-BLÁ NARCISISTA?


ranting

PERIGO: DISCURSO RETÓRICO EM ANDAMENTO

adaptação livre por Júlia Bárány de artigo de Christine Hammond, MS, LMHC, (http://pro.psychcentral.com/exhausted-woman/2016/09/whats-behind-a-narcissistic-rant/ acessado em 21/09/2016)

Vocês dois sentam para conversar e o clima é bem normal. Há um bom fluxo de uma pessoa para a outra, cada uma ouve e entende o assunto discutido sem qualquer indício de estresse. Então, do nada, acontece uma mudança drástica. A conversa se torna unilateral quase uma palestra, o narcisista passa a dirigir palavras bruscas e mordazes, esparrama elogios dirigidos à sua própria pessoa, e não se sabe mais do que se está falando. A conversa descambou para um blá-blá-blá narcisista, que se chama vômito verbal.

O narcisista costuma agredir sutilmente ou diretamente: “Você é uma idiota”, “Você não consegue fazer nada direito”, “Você nunca me apoia”, “Você nunca quer conversar comigo”, “Você nunca me dá atenção, está sempre ocupada com suas coisas, e eu fico sobrando”. Pode se fazer de coitado: “Ninguém me ama”, “Eu estou sempre sozinho”, ou “Ninguém se importa com o que eu penso”. Ensanduichadas no discurso frases como: “Em comparação com os outros, eu sou muito melhor”, “Você não sabe quão sortuda você é em estar comigo”, “Eu sempre tenho razão”, ou pior “Eu NUNCA erro”, “Eu sou uma boa pessoa”, “Eu me importo com os outros”, “Eu sempre trato bem minhas mulheres”.

Você é surpreendida com a guarda abaixada e, temendo mais retaliação ainda, fica calada, morrendo em silêncio. Isto pode continuar por alguns minutos ou por horas dependendo de quanto esgoto o narcisista quer despejar. No final do discurso, o narcisista se sente melhor e aliviado. Ele teve sua dose de adrenalina e fica indignado se você não concorda ou não se sente do mesmo jeito.

O que está por trás disso? É simples, o narcisista espera que você satisfaça suas necessidades insaciáveis. O narcisista precisa de atenção, afeto, adoração e afirmação dos outros para validar seu ego megalomaníaco. Esta necessidade nunca é satisfeita, por isso você fica exaurida e recebe pouco ou nada em troca. Quando você consegue alguma atenção, é porque o narcisista quer algo de você. Raramente ele dá atenção gratuitamente ou sem uma condição.

O narcisista não consegue satisfazer suas próprias necessidades de outra forma? Sim, e frequentemente o faz. Vai buscar sua plateia no trabalho, com algum parente desavisado que acredita que o narcisista não é capaz de fazer mal, nas organizações comunitárias tais como caridade ou igreja onde o narcisista consegue projetar uma falsa imagem brilhante e ser reconhecido. Ou na cama de outra. Porém, quando qualquer um desses recursos falha em satisfazer suas necessidades, ele desforra imediatamente na família ou nos amigos. E em você.

Qual é a solução para o narcisista? Todos têm necessidade de atenção, afeto, adoração ou afirmação. Essas coisas não são inerentemente ruins; são ingredientes necessários para uma saudável auto-imagem. Imagine uma criança de dois anos de idade e quanta atenção ela precisa e exige. Porém, crescendo e amadurecendo, a pessoa busca satisfazer essas necessidades dentro de si, não fora. Um ego saudável aprecia atenção dos outros, mas não depende dela para sobreviver. Trazer o narcisista a isso é possível com a ajuda de um bom terapeuta. Mas um familiar ou parceiro afetivo não é capaz de ajudar nessa área porque isso só criará mais dependência da outra pessoa em satisfazer as necessidades narcisistas.

Agora, se for um narcisista psicopata, não tem jeito nem no consultório do terapeuta nem com familiar compreensivo nem com reza brava. Ou você cai fora desse círculo vicioso, ou você vai acabar definhando.

Porque a necessidade do narcisista psicopata é insaciável. Lembre-se. Ele se diverte torturando você.

Deixe um comentário