psicopatas como mestres marioneteiros


manipulador

Você e eu sentimos satisfação pessoal com realizações, ou com o calor dos relacionamentos humanos, ou em servir aos outros.

Psicopatas sentem satisfação pessoal quando puxam os cordões e obrigam as pessoas a saltar.

Eles fazem algo que sabem que vai perturbar você só para ver você chorar. Eles capturam você em situações de perda só para ver você se encolher. Eles desvalorizam e descartam você para assistir o seu desmoronamento.

Por que é que eles fazem isso?

Motivações sociais

A resposta está no âmago do transtorno de personalidade. Segundo Dr. Liane Leedom, os psicopatas têm motivação descontrolada pelo poder.

Pesquisadores identificaram quatro motivações sociais. Essas motivações básicas que seres humanos, sendo sociais, têm com relação aos outros, são:

  1. Apego – desejo de estar com outras pessoas, especialmente parceiros, família e tribo
  2. Sexo – pelo prazer, vinculação e reprodução
  3. Cuidado – fazer o que é melhor para a saúde e o bem-estar dos outros
  4. Poder – desejo por status e privilégios

 

Qualquer um pode ter essas motivações em maior ou menor grau. Na maioria das pessoas, as motivações sociais se equilibram. Por exemplo, a motivação pelo poder impele as pessoas a se realizar e liderar, então isso não é necessariamente mau. Normalmente, o poder é controlado pelas motivações do apego e do cuidado. A maioria das pessoas está disposta a perseguir o que deseja, mas não quer prejudicar os outros nesse processo.

Os psicopatas são diferentes

Psicopatas sentem a motivação do apego – eles querem estar com outras pessoas. Eles com certeza querem sexo. E realmente querem o poder.

No entanto, eles não vivem a motivação do cuidado. Psicopatas só se interessam de fato neles mesmos, e não se importam nada com o bem-estar dos outros. (Se eles parecem demonstrar que importam, é só por segundas intenções).

A verdade, então, é que os psicopatas têm uma forte motivação pelo poder e nenhuma motivação pelo cuidado que controle o poder. Então o que eles realmente querem na vida é poder e controle.

Não reaja

Psicopatas adoram ser os marioneteiros – obrigar os outros a reagir alimenta seu desejo de poder e controle.

É por isso que SEM contato é tão importante. SEM contato muda a dinâmica. Isso tira você do circuito de alimentação do psicopata, porque ele não consegue sua dose de poder e controle.

Caso SEM contato não for possível, ou ainda não possível, a próxima melhor estratégia é NÃO reagir. Quando os psicopatas provocam você, não reaja de forma emocional – pelo menos não na frente deles. Mesmo se você tenha que temporariamente ser o maior ator do mundo, não deixe que eles saibam que perturbaram você.

Se você conseguir manter isso, o psicopata poderá se entediar e perder o interesse em você. Quando você não reage, eles não podem se divertir.

A ideia é cortar os cordões da marionete, para que você se liberte.

(por Donna Andersen, http://www.lovefraud.com, traduzido por Júlia Bárány)

Deixe um comentário