O que é memória predatória


OS PSICOPATAS POSSUEM A APTIDÃO NATURAL DE IDENTIFICAR VÍTIMAS POTENCIAIS

Por Donna Andersen (http://www.lovefraud.com/2017/02/27/psychopaths-are-naturally-skilled-at-spotting-potential-victims/) Traduzido por Júlia Bárány

 

Quando eu ainda estava casada com James Montgomery, que depois foi diagnosticado psicopata, nós fomos juntos a uma feira de negócios. Encontramos uma mulher que eu não conhecia e James, só um pouco. Depois de um minuto de conversa, James começou a se oferecer para ajudá-la com um projeto no qual ela estava trabalhando.

“Para que você fez isso?” perguntei ao James depois.

“O quê?”

“Oferecer-se para ajudar aquela mulher. Você mal a conhece.”

“Você sabe com quem ela é casada?” James perguntou. Era um homem que ele pensava que poderia ser útil para os seus planos.

Psicopatas estão sempre alerta para encontrar pessoas a quem podem manipular. Um estudo publicado por pesquisadores canadenses parece indicar que eles têm uma aptidão aumentada de identificar e lembrar-se de alvos potenciais.

O estudo foi intitulado: Uma pata com outro nome? Processamento de informação social como uma função de traços psicopáticos. Esse estudo foi conduzido por Kevin Wilson e Sabrina Demetrioff, da Universidade Dalhousie, e Stephen Porter da Universidade De British Columbia-Okanagan.

 

O estudo

Os pesquisadores criaram uma série de pessoas ficcionais usando fotografias de homens e mulheres com expressões alegres ou tristes. Eles designaram traços biográficos às pessoas indicando que algumas eram bem-sucedidas e outras não, junto com outros detalhes tais como “gosta de praticar voo livre”.

Quarenta e quatro estudantes universitários masculinos participaram do estudo. Em primeiro lugar lhes deram um teste de personalidade para determinar o nível de traços psicopáticos. Em seguida lhes foram mostradas fotos e informações biográficas sobre os personagens ficcionais. Depois, lhes foi pedido se lembrar das pessoas.

Os pesquisadores previram que os participantes do estudo com altos traços psicopáticos se lembrariam melhor de indivíduos úteis ou vulneráveis – o homem feliz, bem-sucedido seria provavelmente o mais útil, e a mulher infeliz e mal sucedida seria provavelmente a mais vulnerável.

 

Os resultados

Os resultados do estudo indicaram que os pesquisadores estavam parcialmente certos. “Os participantes com altos níveis de traços psicopáticos demonstraram reconhecimento aumentado da personalidade feminina infeliz e malsucedida; o indivíduo mais vulnerável apresentado no nosso estudo”, eles escreveram. “De fato, os participantes altamente psicopáticos demonstraram reconhecimento quase perfeito desta personalidade.”

Os pesquisadores chamaram isso de “memória predatória”.

“Traços psicopáticos, mesmo na ausência de criminalidade declarada, estão associados com um estilo cognitivo que é de natureza predatória”, concluíram os pesquisadores. “Em casos extremos, isso pode permitir que indivíduos com níveis clinicamente diagnosticáveis de psicopatia a identificar indivíduos vulneráveis para futura exploração.”

Lembrem-se – os sujeitos do estudo não eram criminais na cadeia, eram estudantes universitários. A conclusão que podemos tirar é que pessoas com traços psicopáticos estão no mundo, identificando vítimas potenciais e arquivando as informações para uso futuro. É amedrontador.

Deixe um comentário