SINAIS DE ALERTA PRECOCE


images

13 SINAIS DE ALERTA PRECOCES DE QUE SEU NOVO PARCEIRO POSSA SER UM CONTROLADOR

(por Donna Andersen, tradução livre de http://www.lovefraud.com/2016/08/29/13-very-early-warning-signs-that-your-new-partner-may-be-a-controller/ por Júlia Bárány)

 

A melhor maneira de escapar um relacionamento controlador ou abusivo é sair fora antes de se enganchar emocionalmente. Mas como é que se pode perceber quando um interesse romântico pode se tornar um parceiro problemático?

Eis 13 sinais de alerta bem precoces. Seu novo parceiro:

  1. Monopoliza seu tempo

Você passa todo o seu tempo livre com seu parceiro, mas se você se encontra com outra pessoa, seu parceiro não gosta, se magoa ou até fica com raiva.

  1. Telefona ou manda mensagens constantemente

Além de vocês se verem constantemente, ele fica ligado em você o tempo todo. Se você não responde imediatamente, e ele quer saber porque, é um sério alerta.

  1. Provoca sua compaixão

Fala de sua infância difícil, de seu chefe manipulador, ou de seu ex parceiro amoroso traiçoeiro, abusador ou desequilibrado (são acusações muito comuns dos próprios abusadores)

  1. Tem reação exagerada a algo trivial e insignificante

Fica com raiva ou amuado sem razão plausível, ou acusa você de dizer ou fazer algo que simplesmente não aconteceu.

  1. Está estressado e diz que a culpa é sua

Durante a discussão ou a briga, ele reage: “Foi você que provocou isso”, ou “Você me deixa maluco”, ou algo semelhante. Culpar o outro por aquilo que ele mesmo fez é uma técnica de controle clássica.

  1. No início, ele lhe dá presentes extravagantes

Vocês estão namorando faz pouco, mas você já ganha dele presentes caros, ou ele lhe oferece dinheiro para cobrir seus gastos, e isso parece fora de lugar. É uma tentativa de você se sentir em dívida com ele.

  1. Você vê um repentino traço de maldade que não combina

Pode nem ser com você, mas com o garçon, o motorista. Preste atenção porque pode ser que por uns instantes a máscara caiu e revelou o que há por trás.

  1. “Para que isso?”

Ele diz ou faz algo negativo, e você reage: “Para que isso?”. Se você ficou chocado, não desconsidere o episódio.

  1. Tudo entre vocês acontece do jeito dele

Vocês vão onde ele quer e fazem o que ele quer. Mesmo aparentemente agradando você, vocês acabam fazendo o que ele quer. Se fizerem o que você quer, ele faz de tudo para dar errado e você se arrepende de ter insistido.

  1. Critica você

Se no início tudo era maravilhoso em você, agora você começa a ter um monte de defeitos. A desculpa é que ele quer ajudar você e que é para o seu próprio bem. Não há apoio como um parceiro amoroso deveria lhe dar.

  1. Ataca você fisicamente, mesmo sem machucar

Esse é um dos maiores sinais. Mesmo se disser que foi sem querer, ele está testando você. Está treinando você a aceitar e se acostumar aos maus tratos.

  1. Ultrapassa seus limites sexuais

Faz sugestões ou exigências desconfortáveis ou desagradáveis para você, justificando que é para aumentar a excitação sexual. É o início da escalada.

  1. Você se sente sugado

As exigências são veladas, e você nem sente que está sendo sugado. Ou você precisa se defender constantemente. Lembre-se de que os controladores sugam sua energia vital.

 

O que fazer?

A desculpa é que ele quer passar tanto tempo quanto possível com você. Você releva todos os sinais de alerta porque afinal ele foi tão vitimado que precisa de atenção e carinho.

Como você sabe se são sinais de alerta?

Ouça sua intuição. Se algo o faz se sentir mal, investigue porque. Nenhum mau comportamento é justificável.

O mais importante é cair fora se os sinais são alarmantes. Quanto mais cedo você sair, melhor para a sua segurança.

Deixe um comentário