DIFERENÇA ENTRE CAFAJESTE EGOÍSTA E CAFAJESTE EGOÍSTA PSICOPATA 9


ID-100290701

DIFERENÇA ENTRE CAFAJESTE EGOÍSTA E CAFAJESTE EGOÍSTA PSICOPATA

 

Ele é apenas um cafajeste egoísta ou é um odioso cafajeste egoísta psicopata?

Kristin Sunanta Walker, (tradução livre por Júlia Bárány de www.emotionalimpotence.com, 24 de janeiro, 2016)

 

Eu conheci ambos.

De todos os gêneros, raças e preferências sexuais.

Eu definitivamente tive meus próprios momentos egoístas. E eu mesma agi como uma cafajeste egoísta.

Qualquer um que tenha experienciado abuso sabe que há uma significativa diferença entre o cafajeste egoísta e o odioso cafajeste egoísta psicopata. Não se cria vínculos  traumáticos com um mero cafajeste egoísta. Não se fica obsessivo, não se tem ataques de pânico, não se desenvolve um distúrbio alimentar, não se mergulha em doença mental, e não se tem sua alma devastada por causa de apenas um cafajeste egoísta. Você não questiona todo relacionamento nem sua capacidade de diferenciar o que é real e o que é Memorex só com cafajeste egoísta.

Cafajestes egoístas fazem promessas que jamais cumprem. Eles raramente pedem desculpas. São obtusos. São agressivos passivos e, sim, eles são fracos. Abandonam as pessoas sem se responsabilizarem por nada. Não compartilham seus sentimentos mesmo quando alguém é extremamente generoso com eles. Desaparecem por causa de rusgas ridículas por não serem capazes de enfrentar coisa alguma. Eles se enfurecem, se lamuriam e se debatem na zação: a Vitimização.

Cafajestes egoístas podem temporariamente ter consciência de seu comportamento. Declaram que não querem machucar ninguém. Quando encurralados, alguns até pedem desculpas e evoluem. Algo os fez reagir. Às vezes eles reagiram a um abuso que sofreram. Com medo de rejeição, eles podem correr com o rabo entre as pernas enquanto prometem o que não podem cumprir.

Odiosos cafajestes egoístas psicopatas fazem tudo isso acima mas o fazem por prazer sádico com a dor dos outros. Eles planejam, montam estratégias, e articulam bombas relógio para destruir a alma do outro e depois sorriem inocentemente contemplando a carnificina que criaram.

Observei um homem destruir sua esposa regularmente e publicamente enquanto sorria, vendo o sangue abandonar o rosto dela e se acumular no pescoço. Era assustador e nojento testemunhar seus olhos escuros e vazios e o ricto de prazer em seu rosto enquanto a deixava emocionalmente devastada por um ataque não autorizado, sorrateiro ou uma afronta frontal e aberta.

Eu testemunhei outro a se reclinar em sua poltrona de escritório, com um amplo sorriso enquanto esticava os braços e entrelaçava os dedos atrás da cabeça. Ele acabava de descobrir que tinha total controle de uma de suas funcionárias que estava num problema desesperador com seu filho e suas finanças. “Quem lhe daria emprego depois do que ela fez com seu filho? Ele tem despesas médicas para o resto da vida dele. Ela vai aceitar qualquer coisa que eu lhe oferecer e vai implorar por mais.” Testemunhar isso foi de gelar o sangue. Ela ainda trabalha para ele, mas ele provavelmente tem razão – ela jamais vai pedir as contas. Ele vai pisar nela, usá-la para triangular com sua esposa, os colegas de trabalho dela, o marido dela e amigos por duas razões – o eterno tédio de sua vida sem emoções, e porque ele pode. Isso é um prêmio melhor do que um orgasmo. Para os predadores como este é um traumagasmo calculado que eles vão aperfeiçoando a vida inteira.

Eu sempre me perguntei porque ele optou por me mostrar sua persona horrenda por baixo de sua máscara de sanidade. Não me assustou mas certamente me enojou. Eu também já estava em vínculo traumático com ele e um ano inteiro se passou depois de sua última ronda de causar dor em todos ao seu redor até que eu saí de vez.

Ele era um cafajeste egoísta? Com toda a certeza, mas não era obtuso. Um cafajeste egoísta psicopata não tem vislumbres sobre seu comportamento para então se corrigir. Psicopatas cafajestes egoístas sabem exatamente o que estão fazendo e acham que têm o direito de fazer o que bem entenderem. Eles sabem disso, não sentem. Desdém é um local de repouso favorito depois de terem devastado outra fonte de adoração ao ponto de exaustão. Ou eles simplesmente o fazem por causa do tédio. Ou porque algo mais brilhante apareceu.

Cafajestes egoístas também usam os meios sociais para atacar porque eles não conseguem lidar com enfrentamentos cara a cara. Eles se escondem por trás do auto convencimento de serem corretos e mostram indícios de uma constituição fraca. Eles não têm a intenção de infligir dor, eles agem impelidos por sua própria dor. Por outro lado, os cafajestes psicopatas estão muito mais distantes de sua própria dor. Eles caçam para machucar.

Embora saibamos a diferença por meio de nossa própria experiência e por nos educar quanto à devastação do abuso narcisista, vamos agir com responsabilidade. Nem todos são psicopatas ou mesmo narcisistas de carteirinha. Algumas pessoas são apenas e simplesmente egoístas: temporariamente ou permanentemente. Não é bom para a nossa causa diluir o significado do abuso narcisista ao rotular qualquer um que seja apenas um cafajeste egoísta como membro do clube satânico de psicopatia.

Enfrente e se afaste dos cafajestes apenas egoístas. Sempre e para sempre corte contato com os cafajestes egoístas psicopatas. Eles derrotarão você por causa de sua bondade, se divertirão com o fato de você perder sua cabeça e convencerão você a voltar para continuarem seu divertimento.

Não hesite.

A vida sempre volta para lhes proporcionar um presente maravilhoso chamado idade. Os cafajestes egoístas psicopatas não envelhecem bem. Quanto mais velhos se tornam mais feio fica se comportarem como uma criança mimada, demoníaca, que se nega a compartilhar seus brinquedos na sua caixa de areia da vida que está encolhendo.


Deixe um comentário

9 pensamentos em “DIFERENÇA ENTRE CAFAJESTE EGOÍSTA E CAFAJESTE EGOÍSTA PSICOPATA

  • Asta

    Você mesmo(a) se coloca como presa para um psicopata, sem imaginar que o está fazendo e o faz quando, sem perceber, renega e/ou despreza um psicopata ou um perverso. A situação, na maioria das vezes é muito sutil e você provavelmente não vai perceber que o fez, mas, com certeza o predador que trocou esta emoção com você jamais esquecerá e o fará pagar por isso, todos os dias da sua vida, com requintes de crueldade e com a intenção oculta de que “você sinta exatamente o que ele sentiu” e que sofra muito pelo que fez. Talvez você prossiga por anos a fio tentando entender quais os objetivos desta “pessoa” que sem mais nem menos passou a fazer da sua vida um inferno e é possível que nunca entenda, mas aquele lapso de tempo em que houve alguma coisa provavelmente imperceptível será o suficiente para que você pague muito caro por isso.

    • Micaela Hon
      Micaela Hon Autor do post

      Asta, não dá para entender como é que essa “pessoa” faz o que faz a não ser que esta não seja humana. Porque o que caracteriza os seres humanos, mesmo os mais crueis e egoístas, é que eles acabam manifestando que têm um coração. Um ser humano cruel tem como se emendar, um psicopata, não. Afastar-se TOTALMENTE, e não manter contato algum é a única saída para deixar de ser vítima de psicopata. Muitas vezes isso não é possível, por exemplo, quando se tem filhos com esta pessoa, ou quando ele a enredou com processos na justiça, o que eles sabem fazer muuuito bem, pois manipulam até juízes.

  • trilhadois

    Estou devastada,passar por isso é acima de tudo humilhante. Você não sabe se foi mto burra por não desconfiar,mto ingênua por acreditar. Estou me sentindo patética , eles articulam cada ação,cada resposta,reviram sua vida,mentem de viram tudo a favor dele. E alguns dizem sim amar uma pessoa, o que passou pela minha vida foi assim, é simpático, feliz ,gente boa,para todos efeitos honesto bom carácter ,namorado exemplar.Eu ao contrario sou a mentirosa a pessoa infeliz que tentou prejudicar ele quando na vdd é exatamente o contrario. Pessoas assim não são humanas, não sei pq entram na vida da gente e deixam sempre a duvida do que fomos falho ,do que não nos protegemos. Se isso ta acontecendo com você saiba que tá comigo tbm e não seremos os últimos a nós sempre sobra o confie em Deus,o um dia ele(a) paga por isso… e seguir os dias esperando que a dor passe que as feridas cicatrizem.

    • Micaela Hon
      Micaela Hon Autor do post

      O mais importante, trilhadois, é você se manter inteira, por mais devastada que esteja. Procure ajuda! Raramente dá para sobreviver a esse tipo de profunda traição sozinha. O objetivo dessas criaturas é esse mesmo: virar a história do avesso e aparecer bem na foto. Você que se autodestrua.
      Aos poucos, voltando a se equilibrar, você mostra ao mundo a verdade.

    • Micaela Hon
      Micaela Hon Autor do post

      Trilhadois, até o mais inteligente dos seres humanos pode cair na armadilha. Isso nada tem a ver com inteligência. Que tipo de criatura se aproveita justamente da nossa capacidade de amar, de se dar, de confiar? Ninguém poderia imaginar que esse tipo de gente existe, no entanto existe e está por aí entre nós, disfarçado de cordeiro.

  • Dara

    Não sei se estou lhe dando com um psicopata ou um cafajeste, estou começando a ler sobre agora.
    Nossa historia tem 13 anos, nos conhecemos eu tinha apenas 15 e ele 23, ele sempre namorava e tinha outras por aí, passamos por muita coisa, ele chegou a ser preso (apesar de ser de família boa e não precisar passar por isso) e eu fiquei do lado dele, e quando ele saiu da prisão começamos a namorar e ele me traiu. Terminamos, e eu comecei a namorar outro rapaz, fiquei 4 anos e esse tempo todo que namorei ele me queria de volta dizendo que mudou. Quando terminei meu relacionamento, ele veio atrás de mim me prometendo que dessa vez seria diferente e eu voltei. No inicio saíamos, éramos felizes, ele sempre foi muito bom pra mim, me ajudava em tudo, e ajudava os outros também, isso foi me encantando, o modo que ele se mostrava, trabalhador, hosnesto e de bom coração. Estava sempre disposto a ajudar quem precisasse. Com 2 anos veio a primeira traição, a moça infernizou minha vida, me humilhou muito, foi horrível, ele frequentava a casa da família dela, vi mensagens dele dizendo que a amava. Foi difícil, mas perdoei, depois de uns meses descobri que ele continuava com nós 2 e ele conseguiu me convencer a voltar. Já se passaram 2 anos e a 2 meses descobri que ele tinha voltado a se encontrar com essa mesma moça, a que me fez tanto mal. Foi uma bomba, estávamos arrumando nossa casa pra casar, pelo menos era o que ele dizia. Ele me procurou muito, disse que me ama, que estou jogando a família que construímos no lixo, mas não acredito mais. Eu já pedi pra ele se tratar, mas ele não aceita que tem problemas. Foi criado sem princípios, não tem estrutura familiar, os homens da família são todos canalhas (pai, tios), traem e tratam mal as mulheres, acham bonito isso. Nós estamos separados a 2 meses e a 5 dias ele não me procura mais. Ainda me sinto presa a ele, não sei explicar, nos dávamos muito bem, ele nunca foi agressivo comigo, não consigo entender esse comportamento dele, mas estou pedindo forças a Deus.

    • Micaela Hon
      Micaela Hon Autor do post

      Dara, o mais importante de tudo é você se dar valor. Se você fica com alguém que traiu você, e repetiu a traição, que valor você se dá? Por mais que ele a seduza e queira voltar, você já percebeu que ele não se emenda.
      O sentir-se presa a ele é uma situação de co-dependência. É como se o seu valor dependesse da existência dele. Para você ser feliz, é preciso que você seja dona de si mesma, que tenha auto-estima e saiba viver sozinha. Só então poderá compartilhar a vida com alguém sem depender.

      • Dara

        Já me disseram isso muitas vezes, que não me valorizo.
        Hoje nos falamos e eu desabei, ele faz muitas promessas de mudanças, que quer se casar comigo e se eu não o quiser de volta, eu vou ver ele se casar com outra.
        Queria muito que as coisas fossem diferentes, disse pra ele se tratar, procurar uma ajuda psicológica porque essa mania de mentir e enganar não é normal.
        Disse que essa seria a condição para eu dar uma nova chance, ele disse que vai procurar um psicólogo mas no fundo sei que vai enrolar e não vai.

        • Micaela Hon
          Micaela Hon Autor do post

          Dara, essas pessoas não são confiáveis. Se você acreditar nas promessas dele, vai cair direto na armadilha, e então será mais difícil de sair.
          Não adianta ele procurar psicólogo, pois essa condição não tem cura.
          E você, vai querer passar a vida sofrendo?